sábado, 8 de agosto de 2009

A Lesson in Lolita 4 - Acessórios


Boa tarde a todos, Konnichiwa.

Até agora nós analisamos tópicos que influenciam o look geral da sua roupa, como "Seu primeiro item", "Cores" e "Blusas". Mas nesta lição eu gostaria de falar sobre artigos de menor impacto, mas que acrescentam um importante toque geral ao seu estilo - os acessórios.


Comprar acessórios pode ser um negócio muito menos trabalhoso do que comprar roupas. E para Lolitas que gostam de se manter estritamente fiéis às regras de certos estilos, os acessórios lhe dão a chance de sua individualidade brilhar. Seu acessório favorito, não importa quão pequeno seja, pode ser um tesouro. Assim como eles adicionam um "tempero" ao seu visual Lolita, você pode usá-los para dar um toque Lolita para suas vestimentas casuais.

Agora apresentarei alguns dos acessórios mais comuns na moda Lolita.


Meias e Meia-calças

O preço acessível de meias e meia-calças lhe permite colecionar uma variedade de diferentes designs, do clássico simples aos atraentes estilos decorativos. Só o ato de pesquisar as fofas variações oferecidas por diferentes marcas alegra qualquer um.

Para atingir um senso de uniformidade, combinar as meias com as cores de sua blusa ou o ponto focal de sua vestimenta é sempre uma aposta segura. No entanto, se você não quer ser tão rígida e prefere optar por um visual mais casual, escolher uma cor diferente ou um design chamativo vai dar ainda mais ênfase à sua roupa. É uma ótima maneira de aliviar a sensação de repetitividade quando você está sem idéias de combinações.

As meias Lolita mais simples e padrões são pretas ou brancas com um laço enfeitando o topo. Para completar, listras horizontais reminiscentes de "Alice no País das Maravilhas", ou meias macias, femininas, semi-transparentes de tricô também são escolhas comuns. O tema varia, no entanto, designs que são símbolos do estilo Lolita, como flores, morangos e pontilhados são os favoritos. Não há muito o que pensar. Apenas escolha um design que lhe agrade mais e faça o melhor possível para que se divirta.

Em relação ao comprimento, meias largas (logo abaixo do joelho) são vistas com freqüência, mas meias acima do joelho também são clássicos. Você pode combiná-las com uma mini saia ou com um vestido que cubra seus joelhos para dar a aparência de estar vestindo meia-calças. Meias que chegam até o seu tornozelo podem ser vestidas por si só ou sobre um par de meia-calças.

Meia-calças podem ser analisadas do mesmo jeito que as meias; no entanto, escolher as mais grossas ao invés das mais finas combina mais com o estilo Lolita. Meias de tricô são mais fáceis de se combinar com roupas Lolita, porém, caso pretenda partir para o estilo Punk ou Pop, meias arrastão também são recomendadas. Se você acha que um modelo liso pareceria sem-graça, mas não está confiante sobre ser capaz de coordenar estampas elacoradas, meias-calça rendadas com um design tecido são uma ótima opção.

No verão, a maioria das pessoas simplesmente vestiria sandálias nos pés descobertos, porém, pernas descobertas aparecendo debaixo de uma vestimenta Lolita ficam um pouco estranhas. Portanto eu recomendo vestir meias arrastão. À propósito, se você pretende usar algo não muito “Lolita”, como uma Lolita casual ou madura, então os pés “descobertos com sandálias” não será um problema.




Acessórios para qualquer ocasião

Não existe de fato nenhum acessório em particular que seja indispensável na moda Lolita, portanto divirta-se combinando seus acessórios favoritos com sua roupa. Porém, caso seja muito simples, seu visual irá aparentar falta de criatividade, portanto eu recomendo algo que seja bem atraente.


Ramos de flores (corsages)

Ramos de flores são ótimos dispostos com artigos simples, ou para acentuar sua vestimenta com uma coloração a mais. Talvez a camélia da Chanel seja o mais conhecido design de ramo de flores, no entanto, na moda Lolita, a rosa é a mais retratada, e existe uma ampla variedade de designs para se escolher. Adicione uma na frente de sua blusa, na saia na altura da cintura, seu cabelo, chapéu ou bolsa. As possibilidades são imensas. O melhor a se fazer é escolher os que são feitos de materiais de qualidade e evitar os que aparentam serem baratos.


Broches, colares, anéis e mais

Os temas tradicionais incluem fitas, coroas, rosas, doces, morangos e cerejas. Estes designs familiares também geralmente são vistos em roupas. Assim como os ramos de flores, você pode alfinetar um broche aonde você desejar; seu casaco, jaqueta ou em uma blusa simples não enfeitada com fitas. Um colar com um grande pingente é adorável junto com uma blusa simples, e uma gargantilha é recomendada com blusas de colarinho aberto (**ou seja, que não sejam de gola alta**). Se você quer usar mais do que um anel, esteja certa de que não vai exagerar com penduricalhos demais.




Bolsas são acessórios também!

Assim como sapatos, bolsas geralmente combinam com as cores de sua roupa (exatamente a mesma cor ou alguma do mesmo grupo), ou alguma cor diferente é escolhida para ser o ponto focal de sua vestimenta. Não existem regras em relação ao formato da bolsa, no entanto, estilos clássicos, bolsas enfeitadas com fitas e designs em formato de coração são sempre populares. Durante o verão, bolsas em formato de cestas são adoráveis também. Outras opções incluem uma maleta com uma alça grande para que possa pendurá-lo no seu corpo que é muito Lolita, e perfeita para um visual sweet, ou sacolas de tecido que podem servir tanto para a escola ou para o trabalho, sendo um acessório conveniente. Um ponto a se destacar é que uma bolsa com um visual único e impactante seria melhor combinado com um outro item igualmente chamativo para evitar que a bolsa se destaque demais.

Outro detalhe, embora garotas costumem carregar muita coisa com elas uma bolsa muito grande não é uma escolha muito apropriada para a moda Lolita. Mantenha o tamanho pequeno e para o seu conteúdo, o mínimo possível (sobrecarregar sua bolsa não será elegante e irá deformar sua bolsa). Veja a bolsa não como um recipiente, mas como um importante acessório de moda.




Acessórios para o verão

Aqui estão algumas sugestões para acessórios de verão junto com algumas coisas que podem lhe alegrar nessa quente estação.


Parasol

Este é o acessório definitivo quando se trata de moda Lolita de verão. Conclua sua roupa com um estilo deslumbrante com este item. Além de oferecer proteção contra o sol, mas o próprio ato "superior" de segurar um parasol é extremamente Lolita. Normalmente eu poderia sugerir um design versátil, no entanto, por que não escolher algo chamativo e divertido? Um item original fará com que o uso do parasol seja ainda mais especial!


Luvas

Eu comentei alguma coisa sobre vestir luvas com blusas de manga curta na lição anterior; entretanto, luvas são também adoráveis com vestidos de verão sem manga. Luvas longas que alcançam seu cotovelo lhe dão uma aparência sofisticada, mas as luvas curtas que cobrem somente suas mãos são mais fofas e mais apropriadas à moda Lolita. Você também pode usar "mangas de punho" ("sleeve cuffs", no original. Seriam os "wristcuffs"?) se quiser um visual mais refrescante.


Chapéus de palha

Chapéus de palha são uma excelente opção para Lolitas no verão. Junto com um vestido de verão ou um vestido com gola marinheiro, você ficará parecida como uma dama aristocrata em seu retiro de verão. Existe uma variedade de designs disponíveis, como os que possuem fita que enlaçam sob seu pescoço que são irresistivelmente fofos. Ou que tal um bonnet para um visual elegante e clássico? Um mini chapéu de palha também pode acrescentar um toque de doçura de verão. Eu poderia prosseguir, mas prefiro falar sobre chapéus com maiores detalhes uma outra hora.





Havia tanta coisa que eu queria falar nesta lição que acho que acabei extrapolando! Espero que algumas de minhas idéias e sugestões possam lhe ajudar a escolher os acessórios Lolita que irão lhe preencham de alegria.

Acessórios não são apenas práticos mas também são "divertidos de se escolher e uma alegria de se contemplar", e eu creio que é muito importante manter isso em mente. Na verdade, isso pode ser dito para todos os artigos Lolita. "Porque eu achei fofo" é sempre um motivo justo para nós damas, não acha?

Até a próxima!

Texto original: http://livej.maruione.jp/content/view/365/41/lang,en

Original Publicado em: http://community.livejournal.com/brazilianlolita/7552.html#cutid1

Os 10 mais famosos/infames mitos sobre Lolita (e a verdade sobre eles)

1 – Lolitas são sensuais, e gostam de apelar ao imaginário masculino/feminino.

A verdade: Há uma espécie de esforço coletivo entre as lolitas ocidentais para livrar o estilo lolita do estigma de sensualidade que o persegue graças à relação do nome da moda e do livro de Nabokov. As lolitas japonesas não passam exatamente por esse tipo de situação – lá a sexualização da imagem da lolita é em boa parte culpa de animes e mangás – mas é parte do estilo de vida que algumas adotam não querer crescer, e consequentemente manter o ar inocente de uma criança, e, portanto, tabu conectar lolita e sexo. (Vale lembrar que a grafia japonesa para lolita como estilo de moda é roriita, e para o livro, rorita) Mesmo erololitas não usam de apelo sexual, sendo apenas um pouco menos modestas que as lolitas de outros subgêneros.

2 – Mana criou o estilo lolita.

A verdade: A importância de Mana para a moda lolita como um todo é freqüentemente exagerada. Lolita como conhecemos começou a tomar forma nos anos 70, graças talvez à marca PINK HOUSE - e grifes muito importantes para definir o estilo como a MILK são dessa época (A MILK foi fundada em 1970, e fez várias coleções ‘lolita’ na década de 70, com inspiração na cute culture/’movimento kawaii’.) A revista Rococó fez uma lista das datas em que várias marcas lolita foram inauguradas, e mesmo levando em conta que o estilo mudou muito desde o início, essas datas provam que Mana dificilmente pode ter tido qualquer coisa a ver com a ‘invenção’ da moda Lolita.

Datas de fundação de várias grifes:

MILK: 1970
Angelic Pretty: 1979
Heart E: 1987
Algonquins: 1987
BABY, THE STARS SHINE BRIGHT: 1988
Putumayo: 1990
Metamorphose Temps de Fille: 1993
Miho Matsuda: 1996
MARBLE: 1996
VISIBLE: 1997
Peace Now: 1997
Moi-même-Moite: 1999
Victorian Maiden: 1999
h.NAOTO: 2000
Baby Doll: 2001
MAXICIMAM: 2001
Fairy Wish: 2003


3 – Mana criou o estilo gothic lolita.

A verdade: Algumas fontes citam que Mana disse em uma entrevista que descobriu o termo gothic lolita quando um repórter o usou para definir sua roupa de Bara no Seidou (do ano 2000). O fato é que o subestilo gosurori da moda lolita já havia surgido nas ruas japonesas na primeira metade dos anos 90. Existem várias especulações a respeito de como teria se dado a origem do gothic lolita - talvez o estilo houvesse sido influenciado por outras bandas de visual kei com membros com roupas inspiradas em lolita, como Missalina Rei (a banda começou em 1998) e seu Arisu Gawa Arisu, ou Lareine e seu baixista Emiru; ou talvez inspirado em designs de mangás como KISS XXXX, que virou anime em 1991; ou quem sabe até inspirado pela dupla Switchblade Symphony, extremamente popular no Japão na década de 90 e que influenciou artistas como Dada, do Pride of Mind e Velvet Eden. Creio qeu nunca saberemos ao certo.

A influência de Mana no gothic lolita foi bastante sentida, no entanto, com a criação de sua grife Moi-même-Moitié e suas linhas EGL/EGA, e ocasionou o gosurori boom de 1999 - 2001.


4 – EGL/EGA significa o mesmo que gothic lolita.

A verdade: EGL e EGA são apenas os nome das linhas de roupa da brand criada por Mana, e não estilos ou subestilos lolita – e muito menos sinônimos para gothic lolita como muitas vezes se usa.


5 – Gothic lolita é sinônimo de moda lolita.

A verdade: Gothic lolita é um subgênero da moda lolita original, que abrange todos os outros subtipos como sweet, classical e punk lolita.


6 – Aristocrat/Dandy/Ouji é parte do estilo lolita.

A verdade: Os três são independentes de lolita, embora muitas vezes se faça a conexão entre esses estilos e lolita. Eles não se originaram a partir da moda lolita, nem tiveram necessariamente muitas influências em comum (nota: os visuais ouji mais femininos, no entanto, são por vezes conhecidos como "ouji lolita") Na Moi-même, no entanto, a visão pessoal do Mana sobre aristocrat muitas vezes se confunde com sua visão de gothic lolita.


7 – Lolita/EGL/EGA é estilo de música.

A verdade: Lolita é um estilo de roupa e, para alguns, um estilo de vida, e nada mais.


8 – Lolita é parte do movimento* visual kei.

A verdade: Não é porque alguns músicos de visual kei se vestem de lolita no palco, fazem photoshoots para a Gothic & Lolita Bible e propaganda para algumas brands que lolita passa a ser parte do movimento.


9 – Toda lolita gosta de visual kei.

A verdade: Nem toda lolita gosta de visual kei, nem toda banda de visual kei vê com bons olhos suas fãs lolitas (vejam o exemplo dado por Dir en grey!) e há particular atrito entre lolitas fãs de visual kei – bandgirls - e outros fãs de visual kei... e outras lolitas. Dizem que lolitas que não são ligadas ao movimento visual kei geralmente não gostam de bandgirls e acham que elas se vestem de lolita somente para se encaixar com outras fãs e não porque elas simplesmente gostam.


10 – Gothic lolita = lolitas góticas.

A verdade: O termo foi criado no Japão para definir algo específico, e não simplesmente como a junção de uma ninfeta com a moda gótica. Você pode ter vários elementos de ninfeta e da moda gótica em seu visual e não ter nada em comum com uma gothic lolita.

Além do mais, o termo é usado em inglês, sempre. Se ele é um nome próprio que surgiu em inglês num país em que inglês não é a primeira língua, o termo não deve ser traduzido.


* Para fins deste artigo, em que visual kei aparece somente para desmistificar certas inverdades e explicar certos conceitos fundamentalmente lolita, usaremos o termo ‘movimento visual kei’. Não cabe discutir aqui se visual kei é um movimento, um estilo musical ou qualquer outra possibilidade.

Nota: Este artigo usa de várias fontes e referências; várias podem ser encontradas na seção de links, outras são fruto de imensas discussões com pessoas que moraram no Japão em fóruns e a maioria é simplesmente citada de memória.

[ESTES TEXTOS FORAM ESCRITOS EM 2006, E PODEM NÃO REFLETIR MAIS A OPINIÃO DE SEUS AUTORES.]


Fonte: Queen Victoria's Dolls